Bem vindo! Faa login ou cadastre-se
LiveZilla Live Chat Software
E-Bordados 12x sem juros.

Aprenda a bordar em Aplique.

 
O bordado de aplique tem sido a ultima moda na indústria do vestuário quando se trata em enriquecimento do bordado. Substituindo áreas que seriam preenchidas por pontos de bordados por um pedaço de tecido, malha, ou outro material semelhante. A técnica de aplique cada dia mais tem se tornado um diferencial no mercado aquecido de bordados computadorizados.
 
O tempo de produção do bordado de aplique na máquina é relativamente o mesmo que se fosse fazer o bordado todo preenchido por pontos, devido aos procedimentos para se fazer a produção do bordado em aplique. Porém devemos levar em consideração o diferencial causado no visual do trabalho em aplique.
 
Qualquer máquina de bordado computadorizada é capaz de realizar um bordado com esta técnica de aplique.
É extremamente necessário que a programação do bordado seja criada com esta rotina de procedimentos para que consiga realizar a técnica na máquina.
 
Materiais necessários:
 
- Matriz com programação para aplique;
- Retalho de tecido, malha, feltro ou outro material de interesse;
- Tesoura de ponto fina para recorte do aplique;
- Linha de bordar, entretela;
- Máquina de bordar computadorizada.
 
Exemplo de aplique sem sobra de tecido fora do acabamento:
 


Passo 01 - Com o bastidor já pronto com o tecido a ser realizado o bordado na máquina, logo que é iniciado o bordado, a máquina vai fazer uma simples e rápida costura para te auxiliar na fixação do recorte do material que será o aplique.
Em seguida damos uma pausa na máquina ou se a máquina for mono agulha irá parar sozinha para que seja realizada a próxima etapa. 
 


Passo 02 - Coloque um pedaço de material qualquer, de preferência o feltro que é o que estamos usando neste exemplo, que além de ser barato, é de fácil corte e fica com um acabamento bem agradável.

Passo 03 - Nesse exemplo a máquina vai fazer um pesponto que servirá para recortarmos a sobra do tecido que fica fora do desenho.


Passo 04 -  Com uma tesoura de ponta recorte as sobras do retalho que fica por fora dos objetos.


Passo 05 - Volte com o bastidor para a máquina para que ela faça o ponto cheio também conhecido por ponto satim, que é o ponto que fará o contorno dando acabamento em volta do aplique para que esconda totalmente as marcas de cortes do retalho.


Passo 06 - Neste exemplo que usamos o bordado tem 3 paradas para que fosse feito 3 etapas de aplique, caso quisesse fazer cada parte do aplique em uma cor de retalhe diferente, porém usamos o mesmo feltro vermelho para a parte inferior e superior das asas, fazendo apenas a cor do acabamento de cor diferente.

Passo 07 - Após feito o acabamento do segundo aplique, coloque outro retalho de feltro de outra cor por cima do bordado para que a máquina faça a marcação da terceira cor que devemos recortar.


Passo 08 - Retire novamente o bastidor da máquina para fazer o recorte da sobra do aplique, que nesse caso é a terceira vez que fazemos este mesmo procedimento neste bordado.

Passo 09 - Depois de recortado, volte o bastidor para a máquina para que ela dê continuidade à realização do bordado. 


Passo 10 - Aqui nesta etapa o aplique já está completamente pronto, só faltando alguns objetos que serão feitos como acabamento por cima do aplique.


Passo 11 - Aqui o bordado de aplique depois de pronto.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Exemplo de aplique com sobra de tecido fora do acabamento:
 
 
 
Passo 01 - Com o bastidor já pronto com o tecido a ser realizado o bordado na máquina, logo que é iniciado o bordado, a máquina vai fazer uma simples e rápida costura para te auxiliar na fixação do recorte de material que será o aplique.
Em seguida damos uma pausa na máquina ou se a máquina for mono agulha irá parar sozinha para que seja realizada a próxima etapa.
 

Passo 02 - Coloque um pedaço de material qualquer, de preferência o feltro que é o que estamos usando neste exemplo, que além de ser barato, é de fácil corte e fica com um acabamento bem agradável.

Passo 03 - Nesse exemplo a máquina já vai fazer o ponto de acabamento que por sua vez é o mesmo que será usado como guia de corte 
 

Passo 04 - Retire o bastidor da máquina para facilitar e recorte a sobra do feltro que está por fora do contorno, nesse exemplo esta rebarba que fica por fora é proposital, para que assim o bordado fique bem semelhante a um bordado manual.
 

Passo 05 - Volte o bastidor para a máquina para que o bordado seja completado com os demais objetos que nesse caso vão ser realizados em cima do feltro.
 

Passo 06 - Depois de poucos minutos o bordado está pronto e pode então decorar ainda mais o trabalho colocando como no exemplo abaixo outro bordado ou simplesmente finalizado o mesmo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Clique aqui para conhecer nossas matrizes de bordados de apliques

 

 

SSL
 
©1999-2014 - Loja Virtual E-Bordados.NET- Todos os direitos reservados
E-Bordados, inscrita no CNPJ sob o n 08.739.868/0001-10, com sede na Rua Manoel Braga Machado, n 04, Bairro Aquidaban,
Cachoeiro de Itapemirim/ES, CEP: 29308-235 - Atendimento ao Consumidor