Aplique sem rebarba

O bordado de aplique tem sido a ultima moda na indústria do vestuário quando se trata em enriquecimento do bordado. Substituindo áreas que seriam preenchidas por pontos de bordados por um pedaço de tecido, malha, ou outro material semelhante.
A técnica de aplique cada dia mais tem se tornado um diferencial no mercado aquecido de bordados computadorizados.

O tempo de produção do bordado de aplique na máquina é relativamente o mesmo que se fosse fazer o bordado todo preenchido por pontos, devido aos procedimentos para se fazer a produção do bordado em aplique. Porém devemos levar em consideração o diferencial causado no visual do trabalho em aplique.

Qualquer máquina de bordado computadorizada é capaz de realizar um bordado com esta técnica de aplique.

É extremamente necessário que a programação do bordado seja criada com esta rotina de procedimentos para que consiga realizar a técnica na máquina.

Materiais necessário:

- Matriz com programação para aplique;
- Retalho de tecido, malha, feltro ou outro material de interesse;
- Tesoura de ponto fina para recorte do aplique;
- Linha de bordar, entretela encorpada;
- Máquina de bordar computadorizada.


1 - Com o bastidor já pronto com o tecido a ser realizado o bordado na máquina, logo que é iniciado o bordado, a máquina vai fazer uma simples e rápida costura para te auxiliar na fixação do recorte de material que será o aplique.
Em seguida damos uma pausa na máquina ou se a máquina for mono agulha irá parar sozinha para que seja realizada a próxima etapa.


2
 - Coloque um pedaço de material qualquer, de preferência o feltro que é o que estamos usando neste exemplo, que além de ser barato, é de fácil corte e fica com um acabamento bem agradável.

3 - Nesse exemplo a máquina já vai fazer o ponto de acabamento que por sua vez é o mesmo que será usado como guia de corte 
 

4
 - Retire o bastidor da máquina para facilitar e recorte a sobra do feltro que está por fora do contorno, nesse exemplo esta rebarba que fica por fora é proposital, para que assim o bordado fique bem semelhante a um bordado manual.
 

5
 - Volte o bastidor para a máquina para que o bordado seja completado com os demais objetos que nesse caso vão ser realizados em cima do feltro.
 

6
 - Depois de poucos minutos o bordado está pronto e pode então decorar ainda mais o trabalho colocando como no exemplo abaixo outro bordado ou simplesmente finalizado o mesmo.